Dia Mundial da Alimentação 2024 - Alimento é um direito de todos!
Celebramos hoje, 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação, uma data especial para lembrar a importância da comida nas nossas vidas e para reforçar o compromisso com a erradicação da fome no mundo.
O tema deste ano, “Direito aos alimentos para uma vida e um futuro melhores”, destaca que ter acesso a alimentos saudáveis e nutritivos é um direito fundamental de todos. Infelizmente, milhões de pessoas ainda sofrem com a insegurança alimentar, ou seja, não têm acesso regular a alimentos suficientes para uma vida saudável.
Neste dia tão importante importa promover a reflexão sobre a problemática de uma alimentação saudável para todos, sem deixar ninguém para trás, e desencadear ações efetivas que garantam uma melhor gestão da alimentação a nível regional, nacional e mundial.
O que podemos fazer?
Cada um de nós pode contribuir para um mundo mais justo, com menos desperdício, garantindo que todos temos direito aos alimentos necessários e saudáveis para uma alimentação equilibrada e variada. Pequenas ações no dia a dia podem fazer uma grande diferença:
- Reduza o desperdício de alimentos: Planifique as suas compras, armazene os alimentos corretamente e evite o desperdício.
- Consuma alimentos sazonais e locais: Dê preferência a frutas, legumes e verduras da época. Estes produtos são mais nutritivos e frescos.
- Apoie a agricultura familiar: Ao comprar produtos de pequenos agricultores, estamos a contribuir para uma produção mais sustentável e justa.
- Seja um agente da da alimentação saudável: Converse com seus amigos e familiares sobre a importância de uma alimentação equilibrada e nutritiva. Ajude a passar a palavra.
- Colabore com iniciativas locais: Se possível participe de ações próximas da sua região e apoie projetos que promovam o combate à fome e à insegurança alimentar.
Lembre-se: A alimentação é um direito humano básico e a garantia de acesso a alimentos saudáveis é fundamental para construir um futuro mais justo e sustentável para todos.
Saiba mais na página de Internet da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura.