
Feira do Porco Alentejano reúne setor agropecuário em Ourique com presença do vice-presidente da CCDR Alentejo
Ourique foi palco da 17.ª edição da Feira do Porco Alentejano, um evento de grande relevância para o setor agropecuário, que contou com a presença do vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, I.P. (CCDR Alentejo, I.P.), Roberto Grilo.
Durante a feira, foram debatidos diversos temas relacionados com a valorização do porco alentejano, destacando-se a sua importância económica e ambiental no ecossistema agro-silvo-pastoril: o montado. Foi enfatizada a necessidade de conservar este sistema, garantindo a sua sustentabilidade através do equilíbrio entre bem-estar animal, biodiversidade e economia circular.
O vice-presidente da CCDR Alentejo, I.P. reforçou a importância do setor na preservação da identidade agrícola da região e na dinamização da economia rural. Roberto Grilo defendeu a necessidade de reforçar os apoios ao setor, consolidar os canais de comercialização e garantir condições adequadas para os produtores, com foco em três eixos prioritários: produção sustentável, promoção e internacionalização dos produtos e compromisso com a sanidade e o bem-estar animal.
O município de Ourique, um dos principais impulsionadores desta fileira produtiva, tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento do setor. A Feira do Porco Alentejano reafirmou-se, uma vez mais, como um espaço de partilha de conhecimento, consolidando Ourique como a "capital do porco alentejano".