Montado
O montado é uma das paisagens mais emblemáticas de Portugal, em especial no Alentejo. É um ecossistema particular, criado pelo Homem, característico do Alentejo. São florestas de azinheiras, sobreiros, carvalhos ou castanheiros, de equilíbrio muito delicado e que subsistem apenas no Mediterrâneo, na Argélia, em Marrocos e sobretudo no Sul da Península Ibérica.
Este sistema multifuncional tem nas árvores a sua componente estrutural, destacando-se duas espécies de carvalhos: o sobreiro e a azinheira. É em torno delas que se desenvolve este ecossistema seminatural com elevados índices de diversidade.
A produção pecuária no montado alentejano é muito importante, ao nível da exploração e à escala regional. Baseia-se no sistema silvo-pastoril, com aproveitamento direto dos recursos alimentares naturais por raças autóctones. O Porco Preto Alentejano tem uma alimentação que consiste num regime extensivo de pastoreio nos campos, em montado de azinheiras e sobreiros.
Os frutos das árvores são o principal recurso alimentar dos montados. No montado de azinho domina a azinheira que produz bolota, no de sobro o sobreiro que produz lande e nos montados mistos existem as duas espécies. A bolota e a lande constituem a fonte energética fundamental no acabamento do porco Alentejano.