Av. Eng. Eduardo Arantes Oliveira, Apartado 83
7006-553 Évora
Tel. +351 266 757 800
Newsletter 01/2023
drap__Alentejo
newsletter__junho 2023
Momento Agro
Um podcast sobre agricultura e desenvolvimento rural no Alentejo
O podcast “Momento Agro” é uma iniciativa que pretende falar sobre agricultura e desenvolvimento rural no Alentejo.
Cada convidado partilha a sua opinião sobre um tema diferente a cada semana, contribuindo para um debate global sobre o futuro do setor. Desde uma economia verde e circular aos desafios do agroturismo, não esquecendo os jovens e as mulheres agricultoras, valorizando os produtos endógenos, as raças autóctones e os circuitos curtos aliadas ao desenvolvimento sustentável e com as novas tecnologias cada vez mais presentes.
Pretendemos assim acrescentar valor junto dos agricultores e de todos os agentes rurais interessados sobre estas temáticas, reforçando ao mesmo tempo a presença face ao desenvolvimento rural e proximidade junto dos cidadãos.
Este programa é divulgado na Rádio Diana FM (94.1) todas as quintas-feiras às 17h00 e encontra-se disponível em formato podcast, sendo passível de ser ouvido on-demand, onde e quando quiser em diversas plataformas digitais: Youtube, Google Podcast, Spotify e Rádio Diana.
O podcast foi produzido no âmbito das atribuições da DRAP Alentejo, enquanto ponto focal regional da Estrutura Técnica de Animação da Rede Rural Nacional e enquadrada na medida 20.2 da Assistência Técnica do PDR2020.
12.º Simpósio de Vitivinicultura do Alentejo
Encontram-se abertas as inscrições para o 12.º Simpósio de Vitivinicultura do Alentejo!
Sustentabilidade e o futuro do setor vitivinícola mundial são as prioridades dos temas em debate, nos próximos dias 22 e 23 de junho, no Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT), em Évora.
O Simpósio de Vitivinicultura é um dos mais importantes fóruns de debate no setor vitivinícola e a edição deste ano, com a sustentabilidade em destaque, vai reunir profissionais, investigadores, enólogos e produtores provenientes de várias regiões a nível mundial.
Esta iniciativa é da responsabilidade da DRAP Alentejo, da CVRA, da ATEVA, da CCDR Alentejo e da UÉvora.
Inscreva-se e participe!
Livro Branco do Regadio Público
Encontra-se em discussão pública a criação do Livro Branco do Regadio Público.
O Ministério da Agricultura e da Alimentação visa assim criar as condições à construção participada de uma Estratégia para o Regadio 2030, a qual envolva todos os agentes do território.
No seguimento desta iniciativa inserem-se, também, outros objetivos, nomeadamente a priorização das necessidades de intervenção identificadas no estudo Regadio 20|30, o reforço nas disponibilidades de água, a monitorização e a redelimitação de perímetros de rega.
Considerando que todos os contributos são importantes para a discussão e definição de um modelo estável de gestão dos recursos destinados à rega e de governança do regadio, pode e deve participar enviando os seus contributos, até ao dia 30 de junho, para o seguinte endereço de correio eletrónico: livrobrancoregadio@maa.gov.pt.
Documentos relevantes:
:: Apresentação regional do Alentejo
:: Regadio 20|30 – Levantamento do Potencial de Desenvolvimento do Regadio de Iniciativa Pública no Horizonte de uma Década
TerraAlimenta
O projeto "TerraAlimenta - Transição para um Sistema Alimentar Territorializado" tem como temas prioritários a alimentação sustentável, a dieta mediterrânica e o combate ao desperdício alimentar.
Os objetivos primordiais visam fortalecer e impulsionar a ação coletiva regional para a implementação de Sistemas Alimentares Territorializados que promovam uma alimentação sustentável, saudável e tendencialmente baseada na dieta mediterrânica e na produção local.
O projeto é coordenado pela ESDIME e conta com as seguintes entidades parceiras: Alentejo XXI, Rota do Guadiana, Terras Dentro e Terras do Baixo Guadiana. Na parceria integram, ainda, CIMBAL, Associação Terra Sintrópica, Município de Mértola, Município de Ourique, Associação IN-LOCO e DRAP Alentejo.
O projeto TerrAlimenta é financiado pelo PDR2020 - operação 20.2.4 da Rede Rural Nacional.
Semear e Alimentar Local
O projeto Semear e Alimentar Local (SAL) pretende contribuir para a promoção, valorização e salvaguarda da dieta mediterrânica através da informação e sensibilização para uma alimentação e consumo saudáveis. Desta forma pretende intervir nas áreas consideradas prioritárias: alimentação sustentável, dieta mediterrânica e combate ao desperdício alimentar. Estas áreas concorrem para o mesmo fim e são complementares entre si.
O projeto é coordenado pela Terras Dentro e conta com os seguintes parceiros: CIMAC, Rota do Guadiana, LeaderSor e Monte-ACE. A parceria integra ainda a DRAP Alentejo, a UÉvora-MED, Município de Évora, Município de Montemor-o-Novo e a Marca-ADL.
O projeto TerrAlimenta é financiado pelo PDR2020 - operação 20.2.4 da Rede Rural Nacional.
Procedimentos Concursais - mobilidade
Abertos 4 procedimentos na categoria de Assistente Técnico(a).
- Divisão de Gestão Financeira, Évora Detalhes da Oferta >
- Serviço Regional Norte Alentejano, Portalegre Detalhes da Oferta >
- Serviço Regional do Alentejo Central, Évora Detalhes da Oferta >
- Serviço Regional Norte Alentejano, Ponte de Sôr Detalhes da Oferta >
Curtas__
- Comissão Europeia vai propor mobilização da Reserva Agrícola para países afetados pela seca
A Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, pediu apoio para enfrentar os efeitos da seca em Portugal, no Conselho Ministros de Agricultura e Pescas da União Europeia AGRIFISH, em Bruxelas, nomeadamente através da utilização da Reserva Agrícola e um conjunto de flexibilizações na utilização de instrumentos como o PDR2020 e o PEPAC. + INFO
- Despacho para uma gestão mais eficiente da água
O Ministério da Agricultura e Alimentação assinou um despacho que permite a reconversão das culturas permanentes existentes nas áreas regadas a título precário. + INFO
- E-book "Normas técnicas necessárias ao exercício da Produção Integrada. Culturas vegetais"
Foi publicado um manual, elaborado pela DGADR, que pretende estabelecer os princípios, orientações e normas técnicas necessárias à Produção Integrada.
Consulte o documento aqui.
- Formação profissional específica | Bolsa de Formadores
Publicado o Despacho n.º 4704/2023, de 19 de abril, que estabelece o regime de funcionamento da Bolsa de Formadores para a formação profissional específica sectorial do Ministério da Agricultura e Alimentação + INFO
- Relatório "Food trends in Agritech and FoodTech in 2023"
O relatório foi elaborado pela Fundação Europeia para a Inovação e Aplicação da Tecnologia (INTEC) e pela Minsait e revela que a inovação tornou-se indispensável na transformação digital no setor agroalimentar e destaca dez macrotendências que se irão consolidar, neste setor, nos próximos anos.
Aceda ao documento aqui.
Agenda__
- 9 a 11 de junho de 2023 | Feira do Campo Alentejano 2023
O certame realiza-se em Aljustrel e procura demonstrar a qualidade dos produtos locais e prestar ainda homenagem ao campo. No decorrer do evento realizar-se-ão espetáculos musicais, atividades equestres, gastronomia, colóquios, concursos cinófilos e mostra agro-pecuária. + INFO
- 16 de junho de 2023 | Reunião de Apresentação do Projeto LIFE “Olivares Vivos +”
Irá realizar-se na Herdade da Fonte Santa, Arraiolos, no dia 16 de junho, pelas 9h30, um modelo de olivicultura que recupera a biodiversidade e a transforma em rentabilidade. O evento pretende, também, descrever o processo de obtenção do selo "Olivares Vivos". + INFO
- 23 a 25 de junho de 2023 | PIMEL – XXXI Feira do Turismo e das Atividades Económicas
O certame realiza-se em Alcácer do Sal e propiciará concursos de mel, doçaria, exposição de gado e máquinas agrícolas, provas de vinhos, atividades equestres, showcooking, entre outras atividades. + INFO
- 21 a 23 de julho de 2023 | FACECO - Feira das Atividades Culturais e Económicas
A FACECO irá decorrer em São Teotónio, aliando as atividades âncora do concelho de Odemira, nomeadamente turismo, floresta e agricultura. + INFO
- 23 a 27 de agosto de 2013 | Feira Nacional de Hortofruticultura
A Frutos 2023 tem lugar nas Caldas da Rainha e tem como objetivo o de aumentar a competitividade do sector agrícola, divulgar produtos hortofrutícolas nacionais e ser uma montra das tecnologias associadas ao sector. + INFO
Aceda a todas as nossas newsletters aqui - DRAP Alentejo | Newsletters