V Congresso Ibérico da Dehesa e do Montado: um futuro sustentável em debate
Évora acolhe, nos dias 29 e 30 de outubro, o V Congresso Ibérico da Dehesa e do Montado. Este importante fórum, que reúne especialistas de diversos setores, debaterá os desafios e oportunidades deste ecossistema único, cada vez mais ameaçados pelas alterações climáticas e pela baixa rentabilidade.
Gestores, proprietários, empresas, associações, investigadores e representantes das administrações públicas estarão presentes para discutir modelos de negócio inovadores e soluções sustentáveis que garantam a preservação e o desenvolvimento da dehesa e do montado.
O Congresso incluirá apresentações orais e mesas redondas de debate centradas em blocos temáticos tendo em vista a reflexão sobre as “Estratégias para a gestão da Dehesa-Montado num contexto de alterações climáticas”; “A biodiversidade e os serviços ecossistémicos como desafios e oportunidades para a rentabilidade”; e “Modelos de negócio para um sistema produtivo em risco”. No evento estará patente também uma área de exposição para pósteres científicos e inclui, ainda, uma visita de campo comentada, a uma exploração de Montado, com discussão do seu modelo de gestão.
A importância deste Congresso Ibérico
A dehesa e o montado é um ecossistema de grande valor ecológico, económico e social, desempenhando um papel fundamental na conservação da biodiversidade, na regulação do clima e na produção de alimentos de alta qualidade. No entanto, este sistema está a enfrentar múltiplas ameaças, como a desertificação e a perda de biodiversidade.
O V Congresso Ibérico da Dehesa e do Montado pretende contribuir para a busca de soluções que permitam garantir a sustentabilidade destes ecossistemas a longo prazo, promovendo a sua valorização económica e social.
A iniciativa é organizada pela Universidade de Évora – MED, Innogestiona Ambiental, CICYTEX, Junta de Extremadura, Montado Living Lab e pelo projeto de cooperação transfronteiriço SOS_PRODEHESAMONTADO, contando ainda com o apoio da Universidade da Extremadura, ACTYVA, FEDEHESA, CEBAL e ACOS.
Não perca esta oportunidade de participar neste importante evento e contribuir para o futuro da dehesa e do montado!
Para mais informações consulte a página de Internet do congresso.