Passar para o conteúdo principal
10 anos Dieta Mediterrânica

10 anos da inscrição portuguesa da Dieta Mediterrânica na UNESCO

Partilhar

Hoje, 4 de dezembro de 2023, celebra-se o 10.º aniversário da inscrição portuguesa da Dieta Mediterrânica (DM) na lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.

A inscrição na UNESCO foi um marco importante no reconhecimento deste padrão alimentar para a saúde e para a cultura dos povos da bacia mediterrânica.

A DM é uma forma de alimentação rica em vegetais, leguminosas, com consumo mais frequente de peixe e consumo de azeite como principal fonte de gordura. Mas o conceito de Dieta Mediterrânica é mais amplo e completo, este é todo um estilo de vida saudável, que celebra a água enquanto bebida preferencial e com especial enfoque na convivialidade e partilha à volta da mesa, numa simbiose de amizade e partilha com a família e amigos.

O Alentejo muito contribui para a singularidade mediterrânica, através do seu determinismo geográfico a sul do país, conferindo sabores e saberes com a simplicidade de uma tradição milenar.

Esta identidade encontra-se visível no montado alentejano, na sua gastronomia simples, mas rica em sabores, no Cante Alentejano prolongado a refeição numa confraternização familiar e sempre cantada. Também, a cultura e o património com as suas peças únicas e originais, a primazia do peixe em detrimento das carnes, as hortícolas e as leguminosas contribuem para um padrão alimentar partilhado pelos povos do Mediterrânico. O Alentejo é sinónimo de festividades, tradições e romarias, sendo muitas dessas celebrações ligadas aos alimentos e aos ciclos agrários.

As comemorações dos 10 anos da inscrição da Dieta Mediterrânica na UNESCO são uma oportunidade para celebrar este património cultural vivo e promover os seus benefícios para a saúde e o bem-estar das pessoas.

Vamos todos abraçar este estilo de vida!